Círculos de Compaixão

A compaixão dá-nos a capacidade de compreender a situação de outros e o desejo de tomar medidas para melhorar as suas vidas. Uma vez que todas as pessoas na terra dependem uns dos outros para obter ajuda e apoio, praticar a compaixão significa que reconhecemos e honramos esta interdependência, e também significa que podemos sempre tomar medidas para apoiar ações que melhorem não só as nossas vidas e o nosso mundo mais imediato, mas também para impactar comunidades e o mundo inteiro.

Meta

Conectar e relacionar com compaixão começando com o próprio e alargar para além do nosso contexto imediato. ~

Materiais

  • Canetas, lápis, lápis de cera para colorir e escrever.
  • Uma folha de papel cortada em tiras
  • Tesoura
  • Fita-cola
  • (opcional) pedaço de fio ou lá para elaborar decoração ou colares de argolas.
  • Folha de Instruções de Atividade (opcional) clicar para fazer download.

Instruções

Vamos preparar os materiais.  Corte uma tira da sua folha de papel, começando na parte de baixo do lado comprido da folha.  A tira deverá ter cerca de 2.5cm de largura por 28cm de comprimento.  Repita 2x para obter 3 tiras de papel para usar na atividade.

Agora vamos respirar juntos durante 10-20 segundos.  Pode ser sentado ou em pé numa posição confortável.  Descontraia os ombros.  Inspire e expire devagar através do nariz.  Evite respirar pela boca e mantenha os olhos fechados, se for possível.

  1. Com os olhos fechados, faça uma verificação interna do que se passa no seu corpo. Estás cansado ou energético?  É difícil manter-se quieto, ou talvez sentes vontade de te coçares agora?  Enquanto manténs o ritmo da tua respiração, visualize a zona do teu peito.  Pode até colocar a mão por cima do coração.  O que te dizem os teus sentidos? As tuas sensações? Que pensamentos te visitam? O que precisas agora?

Abra os olhos.  Pegue numa tira de papel e escreva ou desenhe as tuas sensações e necessidades neste momento.  Pergunta: Se pudesse, o que pediria a um amigo muito querido ou a um membro da família generoso neste momento que te desse apoio ou ajuda? Quando acabares de escrever, forme uma argola com a tira de papel – ligue as duas pontas da tira em círculo e fixe com fita cola.

 

  1. De seguida, voltamos a respirar profundamente durante mais 10 segundos. Coloque a mão sobre o seu coração e conecte-se à tua respiração de novo.   Agora vamos focar sobre alguém que não tu, alguém especial de que gostes muito.  Esta pessoa pode ser um membro da tua família, um amigo, um professor ou um vizinho.  Imagine essa pessoa está á tua frente, a rir-se ou a brincar contigo.  Como é que te sentes ao estar com esta pessoa especial?  Abra os olhos e pegue noutra tira de papel. Pergunta:  Qual é a aquela coisa que podes fazer para ajudar ou apoiar esta pessoa?  Quando acabares de escrever, interlace a tira de papel na primeira argola de papel.  Feche o elo da segunda tira de papel formando um novo círculo e fixe as pontas com fita-cola.

 

  1. Por fim, voltamos à nossa respiração de novo. Agora, podes manter a tua mão no coração ou ambas as mãos no peito.  Pense no mundo, todos os seus habitantes, em todos os lugares, lugares que já conheceste e onde adorarias visitar. Pense nos animais, as plantas e todos os seres vivos.  Pense na água nos ribeiros, e as montanhas a erguer-se no céu. Pense no ar e nas nuvens e nas florestas a dançar ao vento.  Abra os olhos e pegue na 3ª tira de papel e escreva.  Pergunta:  Qual é a coisa que podes fazer para apoiar a Terra a manter-se viva e vibrante?  Quando acabares de escrever, entrelace a nova tira na 2ª argola de papel.  Une as pontas da 3ª tira de papel para formar um elo e fixe com fita-cola.  Agora tens três elos que formam uma corrente.

Discussão

●        Como te sentiste ao dares a ti próprio compaixão?   Como seria fazer isto diariamente?
●        Como te sentiste ao dar apoio e compaixão à pessoa que amas?  Como é que achas que foi para a pessoa que recebeu?
●      Como te sentiste a dar compaixão á Terra?  Com que frequência podes praticar algo que apoio o planeta?

Extensão

Esta atividade não precisa de extensões para funcionar online/ virtualmente.
Participantes podem também desenhar 3 círculos grandes em papel, ou os círculos podem ser desenhados com giz no chão.  Pode fazer desenhos, escrever sensações, pensamentos e ações dentro de cada círculo.
Também podem enfiar as tiras de papel num fio e pendurar num local visível para se relembrarem das suas intenções.

Crédito

Fiorella Velarde
0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

About this activity…

Idades:

SDG:

Tamanho do grupo:

EQ Área:

Duração:

5-15 minutos